La Boite(França) é um projeto coletivo, onde arte e tecnologia são apresentadas às crianças de maneira inteligente e criativa. Ele é composto de uma série de móveis esculpidos, que também são instrumentos multimídia, capazes de produzir diversos tipos de sons e imagens graças a tecnologia embutida nos móveis.
Não
se pode negar o interesse que as tecnologias em geral provocam nas crianças. Da mesma
forma, o computador exerce fascínio em crianças muito pequenas e em
adolescentes que, na atualidade, utilizam por muito tempo as ferramentas
disponíveis para contato, principalmente no atual momento, onde há surgindo de
várias mídias e dispositivos móveis, em especial as redes virtuais de relacionamento.
E o
professor precisar acompanhar esse novo momento, adotando processos de ensino/aprendizagem que se
mostrar eficazes e envolventes. Por este motivo, optamos em trabalhar com a
didática para alfabetização “Alfabetizar e encantar: O Mundo das Letras”. Esta
envolve os interesses das crianças do ponto de vista social e estético, pois “
[…] mobiliza recursos cognitivos como os de ouvir, falar, dialogar, ler,
escrever, comparar e descrever e com a auto-estima. O aluno interage e estabelece
relações sociais com a história e com os outros atores, sente-se parte da
sociedade, da história.” (OLIVEIRA, 2007, p. 46). Neste processo o brincar faz
parte do aprender, ao oportunizar o faz de conta e a imaginação em momentos
prazerosos, onde os alunos são os atores da sua aprendizagem.
Destaca-se os elementos que contribuem para o
letramento como as imagens, o espaço, a sonoridade, ou seja, um conjunto de
instrumentos disponíveis na sociedade que possibilitam ampliação dos processos
de alfabetização. O letramento digital é um processo complexo de reorganizações
e reestruturações de diversos subsistemas, pois apresenta muitas e amplas linguagens,
disponibilizadas pelos meios digitais que envolvem imagens, sons, animações e
interação in loco em tempo real. Tais possibilidades exigem dos sujeitos outra
forma de pensar, construir conhecimento e, consequentemente, de educar, o que
propicia, o surgimento de novos ambientes socioculturais.
A
arte e as tecnologias quando aplicadas a alfabetização, podem possibilitar um
encontro de diversos processos de letramentos para os alunos envolvidos na
oficina de Estética e Letramento. A entrada da instituição artística, do objeto
artístico, da experiência estética, provocou na prática didática um inquietante
processo de construção de pontes entre a educação do olhar, a reflexão e a
escrita de um repertório de letramento.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário